Design de ambientação em debate

Dia 05 de julho o Sinalizar foi assistir o debate promovido pela a ApDesign no espaço do Nós Coworking, que abriu o ciclo de encontros que serão promovidos para discutir Design, o Design 360°. Neste encontro, foi discutido o Design de Ambientação e Arquitetura Efêmera, e para isso foram convidados os donos das empresas Redesenho de Imagem e Liquens.

O presidente da ApDesign, Mário Verdi, deu as boas-vindas e abriu encontro, chamando Fernando Leonetti, da Redesenho de Imagem, que apresentou a experiência de 18 anos em projetos de ambientes para exposição contemplando design de ambientes comerciais, para trade, promocionais, corporativos, temporários e também design de sinalização de ambientes. 100% do trabalho da empresa é autoral, desde a conceituação passando pela criação, detalhamento e por fim o acompanhamento da instalação. Durante esses anos a Redesenho teve grandes clientes como Coza, Grendene, Converse, PUCRS, entre muitos outros. Ele comentou que muitas vezes a renda não é muito grande por ser proporcional ao tempo de projetos efêmeros. A maioria dos projetos apresentados são de stands, alguns reaproveitados para diferentes feiras, pensando em reutilização do material, porém sem deixar de utilizar materiais tecnológicos. Como exemplo ele citou o caso da Grendene, que foi feito um projeto para Melissa para durar 02 meses e acabou durando 04 anos reutilizando a mesma estrutura.

Já a Liquens possui um tipo de trabalho mais artesanal. Eles se preocupam em fazer a mão e dar um atendimento personalizado para cada projeto. A equipe é enxuta, ou seja, só são chamados colaboradores quando um trabalho é maior. Eles citaram a importância de um projeto como das Bienais em parceria com o GAD Design que mostrou a capacidade de ver lugares novos que possam ser utilizados para um evento e para a comunidade. Disseram também que o processo muitas vezes é mais importante que o resultado final, que é onde se participa do making of, e se tem contato com o cliente e com o fornecedor. Foram citados vários projetos interessantes como da Saccaro, da Marelli, do TEDx, da exposição do Guy Bourdin, da Dell Anno e Favorita, todavia, um que me chamou a atenção foi uma intervenção feita para a Semana ARP da Comunicação, na qual desenharam uma parada de ônibus diferenciada no Parcão – Parque Moinhos de Vento de Porto Alegre -, com uma estrutura protegida, confortável e iluminada, uma brincadeira que trouxe um assunto sério a tona, a precariedade das paradas de ônibus da cidade.
A Liquens tem a ideia de tentar fazer a cidade ficar um pouquinho melhor com a participação de cada um.

Após as apresentações Mário Verdi apresentou a nova campanha de associação da ApDesign e em seguida abriu para perguntas. Foi uma boa oportunidade de conhecermos melhor o trabalho dessas empresas e saber o que está acontecendo dentro desse área do Design.
Ficaremos aguardando a próxima oportunidade para compartilhar ideias, trabalhos e conhecimento!

Anúncios

Uma resposta para “Design de ambientação em debate

  1. Pingback: Palestra Design 360° « Núcleo de Design Gráfico Ambiental·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s