Art Institute of Chicago

ai_chicago_sinalizar01

O Art Institute of Chicago recentemente abriu sua nova ala (Modern Wing), com mais de 80.000 metros quadrados projetado pelo vencedor do prêmio Pritzker Price, o arquiteto Renzo Piano. A ala é dedicada ao museu de arte moderna e contemporânea, fotografia e coleções de design. O Art Institute tem sido um dos grandes museus enciclopédicos do mundo, e esta expansão o torna oficialmente o segundo maios nos EUA. Junto com a expansão Abbott Miller da Pentagram, foi contratado para criar uma nova identidade para o museu, com um programa gráfico interno e externo.
Miller trabalhou com estreita colaboração do diretor do museu James Cuno que esteve envolvido no desenvolvimento da identidade. A nova identidade foi inspirada na inscrição do nome na fachada da famosa Michigan Avenue de construção de 1893 de estilo Beaux Arts. Seguindo a prática de inscrições clássica e neo-clássica, as letras na fachada usa o romando “V” no lugar do “U”, na palavra “Institute“. A nova marca atinge um ponto de equilíbrio entre a modernidade do arquiteto Renzo Piano e do classicismo do edifício da Michigan Avenue.
A assinatura tipográfica é feita em Ideal Sans dentro de uma quadrado vermelho escuro que complementa as formas da nova construção de Piano. O quadrado pode ser usado subordinado a outras mensagens.
A sinalização foi totalmente integrada com a arquitetura, usando alumínio, calcário e vidro para proporcionar uma interação entre os elementos sólidos e os gravados, bem como elementos lineares e transparentes. Miller e sua equipe desenvolveram também um sistema de sinalização completo, paineís diretórios e identificação de doadores para todo o museu, bem como várias paredes de doadores no Griffin Court, o espaço central de subida da Modern Wing.
A instalação de grande escala na parte externa foi desenvolvida quando e equipe descobriu que as palavras “Art Institute of Chicago” cabiam exatamente dentro dos montantes que Piano se refere como “caixa de luz”, na parte superior do prédio. Estas letras são aplicadas na parte frontal e posterior do vidro e em certas condições de iluminação passa a sensação de estarem flutuando no ar.

ai_chicago_sinalizar02ai_chicago_sinalizar03ai_chicago_sinalizar04ai_chicago_sinalizar05ai_chicago_sinalizar06ai_chicago_sinalizar07             ai_chicago_sinalizar08ai_chicago_sinalizar09ai_chicago_sinalizar10ai_chicago_sinalizar11ai_chicago_sinalizar12ai_chicago_sinalizar13ai_chicago_sinalizar12ai_chicago_sinalizar15ai_chicago_sinalizar16ai_chicago_sinalizar17

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s