Hospitales Municipales de Buenos Aires

hm_bsas_sinalizar01

O escritório Diseño Shakespear de Buenos Aires, Argentina, realiza grandes projetos na área de design de sinalização. Já publicamos no Sinalizar os projetos do metrô da capital porteña, o Subte e o projeto de sinalização da cidade, o Plan Visual de Buenos Aires. Nos últimos 50 anos, Ronald Shakespear e sua equipe colocaram um selo na cidade, quase tudo o que se vê em Buenos Aires é obra deles, desde os nomes das ruas até os cartazes das salas de parto nos hospitais.

O sistema pictográfico dos Hospitales Municipales Buenos Aires, foi originalmente concebido em 1978 para o Materno Infantil de Durand. A partir daí, o município decidiu implementar o Plano de remodelação dos Hospitales e gradualmente foram incluídos no Hospital Santojanni, no Fernandez, Argerich, etc.

A premissa básica do projeto foi desenvolver um sistema simples que permita por meio de sinais, expressar todas as áreas médicas e serviços. Ao mesmo tempo, se procurou trazer no sistema pictográfico uma conduta afável e cálida, capaz de trazer para o ambiente hospitalar uma forma de comunicação sensível, compreensível,com uma atitude amigável e talvez terapêutica para os pacientes dos hospitais.

A grade mestre, com base no ponto cruz, é onde os símbolos se instalam de forma natural permitindo uma constante adaptação dos signos iconográficos ao sistema. Esta tipologia gráfica tem, obviamente, a vantagem de permitir a criação de novos símbolos seguindo os modelos estabelecidos de forma e cor.

Tal como todas as demais formas de equipamento urbano, os sinais têm de ser capazes de perdurar, apesar da depredação, intempéries, e como de costume, da pouca ou nenhuma manutenção.

Dentro da robustez dos sinais, as imagens gráficas são particularmente importantes. A vitrificação por fusão é um procedimento tecnológico antigo que permite a utilização da serigrafia em toda sua magnitude, isto é, a utilização de películas que reproduzem fielmente as imagens gráficas e tipográficas transferidas logo para o ferro através de matrizes para logo serem fornadas em alta temperatura.

Além do impacto na vida diária do hospital e sua capacidade de ajudar as pessoas a encontrar o seu caminho, os sinais de contribuem para a construção da identidade do lugar. Como percebemos, um programa de sinalização requer um processo aprendizagem. Se pensamos na idade da civilização ocidental levou para aprender um alfabeto de 28 sinais simples, é razoável que uma nova linguagem visual leve um tempo para se instalar.

hm_bsas_sinalizar02hm_bsas_sinalizar03hm_bsas_sinalizar04hm_bsas_sinalizar05hm_bsas_sinalizar06hm_bsas_sinalizar07hm_bsas_sinalizar08

Projeto de Ronald e Raúl Shakespear.

Curioso sobre Ronald Shakespear?

Confira mais aqui!

sinalizar_especial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s