Sinalizar em visita | Diseño Shakespear

shakespear_sinalizar01

Jorge Gaitto, da Universidade de Palermo já havia dito “Ronald Shakespear ha dedicado cincuenta años al ejercicio de la disciplina, y sus trabajos, han sido reconocidos en todo el mundo. Su obra gráfica es monumental, pero confieso que lo que más me atrapa son sus cuentos y sus historias, sus lúcidas reflexiones y su agudo humor. Los que alguna vez tuvimos la fortuna de tenerlo como profesor, sabemos y no olvidamos, sus profundos comentarios, cargados de contenidos, y por sobre todas las cosas su enorme generosidad, la generosidad de los grandes maestros”. Infelizmente não tive a oportunidade de ser aluna de Ronald, porém, através do Sinalizar, tive a oportunidade de manter contato com ele, que se mostrou uma pessoa aberta e acessível. Ao saber que ele teria uma exposição dos 50 anos de trabalho no estúdio Diseño Shakespear, comentei que coincidentemente estaria em Buenos Aires no período da exposição e que iria visitá-la. Com isso, Ronald prontamente me mandou um convite para conhecê-lo pessoalmente, um convite que me surpreendeu e me deixou muito feliz, pois desde que tive o primeiro contato com seu trabalho, através do livro “Señal de Diseño, Memoria de la Práctica”, em 2010, já havia percebido que se tratava de um profissional a frente do seu tempo e que hoje podemos agradecer por ter sido o precursor da prática do design de sinalização.

O primeiro passo foi visitar a exposição no MAMBA – Museo de Arte Moderno de Buenos Aires – uma viagem no tempo e porque não dizer, pela cidade de Buenos Aires, já que seus megaprojetos estão até hoje fazendo parte da vida dos seus cidadãos e visitantes. Até a pessoa mais leiga se encanta ao ter em frente de seus olhos projetos ícones de identidade visual e sinalização, que até hoje estão nas ruas da Argentina, principalmente de Buenos Aires. Tentei capturar em fotografias e video um pouco do que havia na exposição. Em uma sala havia a projeção do vídeo que postei aqui que mostra a variedade de projetos do estúdio, com uma música que consegue traduzir o que é o sentimento e o trabalho de um designer de sinalização.

shakespear_sinalizar02shakespear_sinalizar03 shakespear_sinalizar04shakespear_sinalizar08

Após este contato com o trabalho do Diseño Shakespear, liguei para Ronald e combinamos uma visita ao estúdio no dia 26 de julho. Atualmente Ronald não vai mais tanto ao estúdio e está trabalhando em casa em um novo livro (que esperamos ansiosamente por sua publicação). Hoje Juan Shakespear, seu filho, é o diretor e responsável pelo estúdio. Sexta-feira fui recebida calorosamente por Ronald, Juan e sua equipe. Conversamos sobre vários assuntos, Ronald, acompanhado de seu cachimbo, contou sobre a experiência no projeto do Plan Visual de Buenos Aires (o qual já fizemos um post aqui) algumas histórias curiosas da sua vivência com o Design e com clientes. Entre suas inúmeras citações, comentou que o designer deve ter uma “oreja grande” para poder escutar as pessoas, quais são os anseios e vontades das mesmas, então eu comentei que aqui no Brasil dizemos que temos duas orelhas e uma boca para escutar mais do que falar. Falou também sobre a valorização do profissional e reconhecimento em diferentes lugares do mundo. Como estava próximo do horário de almoço, Ronald e Juan me convidaram para almoçar com eles e chamaram pizzas para que eu almoçasse junto com eles e sua equipe. Após isso, nos juntamos e tiramos fotos. Descontraídos sempre, mostraram o espírito de uma empresa preocupada em manter o bem estar de todos e uma convivência harmônica entre os membros da equipe, num ambiente amistoso e tranquilo para o trabalho, prestigiando-a e valorizando-a.

shakespear_sinalizar09 shakespear_sinalizar10

Ronald se mostrou carinhoso, gentil e generoso, comprovando o que Gaitto falou, um grande mestre que apesar de todo o sucesso de sua trajetória profissional, conversa tranquilamente sobre seus projetos, de política, experiências, amizades e até de futebol, assim como em qualquer conversa entre amigos. Antes de despedir e firmar que continuaremos em contato Ronald me presentou com alguns livros conforme foto abaixo, e assim peguei uma carona com Juan até a cidade de Buenos Aires, já que o escritório fica na província de Martinez. Mais uma vez, mostrando a delicadeza e atenção que recebi desde o início.

shakespear_sinalizar11

Amanhã, dia 02 de agosto de 2013, Ronald receberá da Facultad de Diseño y Comunicación da Universidad de Palermo o reconhecimento de Mestre de Design, durante o evento Encuentro Latinoamericano de Diseño en Palermo. E também no dia 08 de agosto será nomeado Professor Honorario da Universidad de Buenos Aires (UBA) às 11 horas na Faculdad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Ronald temos este post no Sinalizar e também a entrevista que ele concedeu à Adrian Shaughnessy.

O Design é uma profissão que nos coloca desafios, Ronald disse que não somos solucionadores de problemas, mas sim, investigadores de problemas, pois antes de solucionar o problema, é preciso encontrá-lo. Tem-se discutido muito o perfil do designer, que o Design está em crise global, que não sabemos defender nosso trabalho frente ao mercado. Muitas vezes, desanimamos no caminho ao percebermos a realidade do Design atual. Contudo, poder conversar com um profissional que mudou a realidade do Design, que fez diferença, que melhorou a qualidade de vida das pessoas e que até hoje ama o que faz, é uma motivação que estimula a todos profissionais da área a continuarem acreditando que podem fazer a diferença e que busquem novas soluções que atendam os problemas que o Design nos propõe.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s