Estádio Mineirão

mineirao_sinalizar01

O projeto de sinalização do Mineirão foi desenvolvido pela equipe da Hardy Design alinhado ao projeto executivo realizado pela BCMF Arquitetos. Para a realização do novo Sistema de Sinalização e Comunicação Visual Mineirão, foi feita uma pesquisa durante seis meses, a equipe viajou para vários países com o objetivo de conhecer outros projetos e fizeram uma análise do comportamento do torcedor. Elaboraram um projeto altamente complexo, porém muito moderno e funcional, de padrão internacional. Ele ajuda no fluxo e na orientação das pessoas a partir de referenciais que os frequentadores já tinham como, por exemplo, entrada da torcida do Atlético, pela Avenida Antônio Carlos, e dos torcedores do Cruzeiro, pela Avenida Catalão. O estudo abrange mapas e placas direcionais que indicam novos percursos, facilitando os fluxos para dentro e fora do estádio, bem como em seu novo entorno.

Ao todo, são mais de oito mil placas pensadas para se integrarem às cores e materiais da arquitetura. A paleta de cores é quente e vibrante como a vocação esportiva do espaço e busca neutralidade com os times de origem da cidade. Devido ao tipo de sinalização e à dimensão do empreendimento, foi escolhida a fonte Vectora, criada especificamente para projetos de sinalização e que proporciona uma leitura confortável, inclusive para longa distância. Utilizou-se a sua versão outline (fonte sem preenchimento) sobre grandes áreas de cor, o que também confere um conceito mais dinâmico e esportivo ao projeto. Além de placas, a sinalização também foi pintada nas paredes das escadarias que dão acesso às cadeiras e na entrada de alguns sanitários.

Na área externa, foram instalados totens com 12 metros de altura indicando os setores Norte e Sul. Também foram utilizadas placas coloridas de 9 metros, tipo bandeira, para sinalização dos portões e setores. Para esta orientação, foram trabalhadas uma linguagem visual alfanumérica e pictogramas universais da biblioteca do American Institute of Graphic Arts – AIGA, além de mapas que foram colocados em diversos pontos, auxiliando o entendimento do espaço e indicando a localização.

mineirao_sinalizar02

mineirao_sinalizar03

mineirao_sinalizar04

mineirao_sinalizar05

mineirao_sinalizar06mineirao_sinalizar07

O primeiro trabalho para o Gigante da Pampulha rendeu frutos e a Hardy Design desenvolveu a arte e editoração do livro “Mineirão – 50 anos de Histórias”, lançado em junho de 2015. O projeto foi ouro no Prêmio Minas de Comunicação de 2013 e está exposto na Bienal de Design Gráfico da ADG de 2015.

especial_snz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s