IAPI Skate Park

Esse projeto enviado exclusivamente para o Sinalizar foi realizado por Felipe Moraes Alves enquanto aluno do Centro Universitário Ritter dos Reis em 2014/15.

Confira abaixo os detalhes do projeto e o resultado.

História

A pista foi inaugurada em 2001 e seu projeto foi considerado inovador em relação aos existentes, por se tratar de um projeto que visava resgatar a essência da rua, trazendo para sua estrutura elementos de picos conhecidos da cidade, como os bancos da praça 15, a escadaria da praça da matriz e os degraus da Câmara dos Vereadores. Atualmente a  pista do IAPI é considerada a mais importante do Brasil e constantemente são realizadas competições. eventos ou ações de marketing no mostra a grandeza e o respeito que o público do skate tem com o local. A pista tem 1000 m2 e estrutura é composta por escadarias, corrimãos, caixotes e um espaço vertical.

Levantamentos

A pista de skate do IAPI não possui identidade visual e tão pouco sinalização. O ambiente é visualmente poluído e  praticamente coberto por grafites e pixações, muitas vezes até os obstáculos apresentam essas interferências. O chão do local, é um dos poucos lugares onde ainda se mantém um controle sobre esse aspecto visual.
Fluxo
Setores
Conceito
Pictogramas
SISTEMA DE SINALIZAÇÃO
01) Stencil
Sistema de sinalização que busca identificar e informar os usuários sobre cada obstáculo, sua altura, seu grau de dificuldade e as manobras possíveis de execução. O sistema faz uso do stencil, familiar ao público frequentador, e é composto por peças que se encaixam a medida em que as necessidades de sinalização se apresentam. Nesse caso temos uma peça central utilizada como moldura, 3 peças móveis (que servem como régua de diagramação) e diversas peças menores de encaixe, formando diversas combinações que possibilitam representar as informações pertinentes a cada obstáculo. A ideia é utilizar o grid natural fornecido pelo piso de lajotas de 40x40cm para organizar essas informações.
 
Distribuição
Aplicação
02) Totens
Além do sistema de identificação dos obstáculos através do stencil, também foram desenvolvidos totens de entrada, direcionando o usuário e informando-o sobre a localização de algumas áreas que compõem a pista, como a localização do banheiro, da praça e também do bebedouro.
O totem é composto por uma placa de aço curvada na base (simulação a inclinação de uma mini-rampa), contendo as informações cortadas à laser deixando a informação vazada, evitando assim danos ou interferências por pichações. Essa placa é fixada por parafusos em uma base de concreto queimado com estrutura sólida, garantindo maior estabilidade para a peça. Esse totem foi projetado para estimular a intervenção do usuário e ao mesmo tempo manter a integridade das informações. O objetivo é contextualizar o sistema de sinalização, tornando-o natural e perfeitamente capaz de conviver com a linguagem já presente no ambiente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s