Eastland Retail Masterplan

A Spaceagency foi nomeada pelo QIC (Queensland Investment Fund) da Austrália, para repensar o papel da sinalização em ambientes de varejo.

Como um protótipo de desenvolvimento para uma nova geração de compradores e de compras, a Spaceagency desenvolveu uma abrangente estratégia de sinalização para o Eastland Shopping Center em Melbourne, Austrália, entre os anos de 2013 e 2016.

O Eastland Shopping Center, localizado no subúrbio de Ringwood a aproximadamente 8 km do centro de Melbourne, em direção à região vinícola de Yarra Valley, está no centro de um programa maior de regeneração urbana que inclui instalações para compras e transporte modernizadas e amplas, uma praça, uma micro cervejaria e um hotel, bem como um centro comunitário e educacional.

A agência começou com uma abordagem fundamentalmente “urbana” das compras, seguindo a noção de que a troca de bens e serviços está no cerne do desenvolvimento urbano.

O entendimento da agência foi de “Eastland” como parte integrante do tecido urbano e como seu catalisador comercial, ao invés de um objeto estranho que foi lançado em seu ambiente. Desde o início, na década de 1960, como a loja de departamentos Myer, a Eastland cresceu contínua e organicamente. Esta “colagem” e suas camadas de desenvolvimento de diferentes estágios é um processo inerentemente urbano e cheio de ideias e princípios conflitantes. O papel da sinalização neste contexto foi agir como a cola que liga os diferentes fragmentos.

Foi realizada uma extensa pesquisa sobre padrões de circulação de clientes em ambientes de varejo e como a sinalização normalmente funciona em ambientes. Analisaram de maneira completa o centro existente em relação aos pontos de decisão, hierarquia de rotas e pedestres esperados. Os principais objetivos incluíam redução da quantidade de sinalização e criação de algo simples, atemporal e elegante.

Essa abordagem ambiciosa significava que certas noções pré-concebidas sobre o significado da sinalização em um ambiente de varejo seriam rompidas. Por exemplo, abandonaram estacionamentos com código de cores, grandes marcas coloridas na fachada e muitas outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s