Um jogo de sinalética acessível

Em 2014 o escritório Reudi Baur Paris iniciou um projeto relacionado à questão da acessibilidade inclusiva, tentando tornar tornar tudo acessível para todos os públicos.

Conforme o site da empresa eles explicam o projeto contextualizando em uma possível situação:

“Vamos começar a partir de uma dada informação posicionada em um espaço público, por exemplo, uma prefeitura. O problema que nos preocupa será torná-lo acessível a todos (ou quase). Uma série de recomendações visuais irá otimizar sua visibilidade e legibilidade, a posição da escrita irá promover a leitura tanto para a pessoa em pé ou sentada. Um suplemento acústico ou Braille tornará a informação acessível aos cegos. O pictograma acompanhará essas medidas ajudando parcialmente os analfabetos. Mas também pensar em crianças, muitas pessoas de línguas estrangeiras e assim por diante. Conceber acessibilidade é pensar no múltiplo, no diferente, no todo-mundo, no contextual também, porque nunca uma única solução responderá a todos os problemas, nunca será totalmente universal, nunca será totalmente perfeita. É interessante abordar este problema de uma forma séria e alegre, tentando combater a desastrosa abordagem racionalista ao nosso meio ambiente. Vamos superar a questão da acessibilidade, tentando tornar tudo realmente acessível a todos.”

Para isso a empresa projetou uma faixa de sinalização que se baseia no princípio do multilingüismo e de vários significados. O projeto foi pensado como principal destino as instituições públicas. Protótipos foram realizados e a primeira aplicação foi realizada em 2015 no Institut de la Vision em Paris.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s